🎦 Passo a passo em vídeo:
📸 Passo a passo com imagens:
O primeiro passo será cadastrar o CPF do responsável pelo CAEPF/CEI.
1) Menu Lateral > Pessoas
2) Adicionar
3) Menu lateral > Empresas
4) Adicionar
Funções:
- Gerenciar Mapeamento da empresa
- Editar cadastro da empresa
- Liberar login
- Gerenciamento de e-mails
- Excluir a empresa
5) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)
Tipo do documento(*): É o tipo de identificação da empresa, e as opções incluem CNPJ, CAEPF, CNO e/ou CEI.
CAEPF/CEI: Informe o número do documento. Ao informar um CNPJ, o sistema puxa os dados complementares automaticamente do banco de dados.
Estabelecimento: No cadastro de CAEPF/CEI este campo fica desabilitado.
Grau de risco: Informe o grau de risco da empresa. O grau de risco é uma escada numérica de 1 a 4 definida pela NR-4 para avaliar a intensidade dos riscos.
Habilitar Mapeamento: Essa opção deve ser mantida como "SIM" sempre que for cadastrar ambientes, cargos, riscos, exames, funcionários, entre outras informações na empresa. É dentro do mapeamento que realizamos o levantamento ambiental.
Nome(*): Nome fantasia da empresa.
CPF vinculado: Vincule o CPF cadastrado anteriormente no "Menu Pessoas".
CNAE: Informe o código do CNAE, que identifica a atividade econômica exercida pela empresa, seguindo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Observações: Campo de texto livre para adicionar qualquer observação interna sobre a empresa. Exemplo: nome do responsável pela empresa. A informação inserida não será exibida em nenhum documento.
Tags: As TAGs são facilitadores de pesquisa e podem ser utilizadas para impor características às empresas, como "Conveniadas", "Avulsas", "Gerar Laudos", "Laudos Gerados", entre outras.
Contato:
Insira as informações gerais do contato do cliente, como telefone, e-mail e endereço completo. Esses dados são essenciais para manter a comunicação e facilitar o gerenciamento das interações com o cliente.
eSocial:
Habilitar eSocial: Opção responsável por habilitar o eSocial na empresa. As opções são: "Desabilitado", "Apenas XML (Sem transmissão)", indicado para aquelas empresas que serão apenas gerados os XMLs sem transmissão, "Apenas XML (Transmissão Manual)", nesta opção será gerado o XML, porém é necessário acessar o menu lateral > eSocial e habilitar a transmissão, e a opção "XML com Transmissão Automática", nesta opção, assim que o evento é gerado, o mesmo é automaticamente enviado para a fila de processamento do eSocial.
Grupo: É o grupo do eSocial da empresa.
Eventos: Defina os eventos que serão gerados/enviados.
Natureza Jurídica: Tratando-se do CAEPF/CEI, o campo ficará bloqueado, uma vez que não possui natureza jurídica.
No momento da habilitação do S-2240, pode ser que seja exibido um erro informando que há inconsistências. Siga o vídeo tutorial para resolver as inconsistências clicando aqui.
🎦 Vídeo complementar: Habilitando eSocial na empresa:
🎦 Como corrigir erros para habilitar S-2240:
FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes
O que significa mapeamento? O mapeamento é responsável pelo registro de todos os ambientes, cargos e riscos vinculados aos cargos com exames e periodicidades. Esses dados são utilizados para elaborar laudos, programas e eventos S-2240.
Para que serve o botão gerenciar? Ao clicar em "Gerenciar", você tem acesso ao mapeamento da empresa.
Por que o botão gerenciar está desabilitado? O botão "Gerenciar" fica desabilitado no cadastro da empresa até que o mapeamento seja marcado como "SIM".
O que é CAEPF? O CAEPF é o Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física, criado no 1º semestre de 2018, e tornou-se obrigatório a partir de 15 de janeiro de 2019. É utilizado por produtores rurais e é necessário para o envio do evento S-2240 ao eSocial.
O que é CEI? O CEI foi substituído pelo CAEPF em janeiro de 2019. Recomendamos que você entre em contato com a empresa/contabilidade para solicitar o documento atualizado.
O CEI é aceito pelo eSocial? Não, a empresa deve migrar para outra forma de cadastro, como, por exemplo: CAEPF ou CNPJ.
CAEPF possui natureza jurídica? Não possui, por isso este campo fica desabilitado quando o tipo de cliente é CAEPF.
Cadastrei uma empresa com CPF ou CEI, agora quero mudar para o CAEPF. É possível? Sim, você pode alterar o tipo de documento da empresa.
Posso editar o tipo de documento da empresa? Sim. É possível alterar.
O que são TAGS? As TAGs são facilitadores de pesquisa que podem ser utilizados para impor características às empresas. Por exemplo, "Conveniadas", "Avulsas", "Gerar Laudos", "Laudos Gerados" etc.
O que é a configuração de recebimento de e-mail? A configuração de recebimento de e-mail permite que você habilite o envio de e-mails automáticos pelo sistema.
O que é enviado no e-mail automático? No e-mail automático são enviados os vencimentos de periódicos, treinamentos, laudos e ações do plano de ação/cronograma com 30 dias de antecedência.
Qual frequência é enviado o e-mail automático? Posso configurar a frequência? Os e-mails são enviados a cada 15 dias, toda quarta-feira. A frequência não pode ser configurada, pois é padrão do sistema.
Posso utilizar o mesmo e-mail para mais de uma empresa? Sim, você pode utilizar o mesmo e-mail para mais de uma empresa. Utilize o campo de e-mail secundário para informar o mesmo e-mail até 6 vezes (repetição máxima).
Como habilitar o envio de e-mail automático? Para habilitar o envio de e-mails automáticos, utilize a opção "Habilitar E-mails Automáticos" e defina se deseja enviar apenas para o e-mail principal ou para o principal e secundário, caso tenha informado nos demais campos.
Posso configurar o envio de e-mail automático do sistema para enviar uma espécie de mala direta para os meus clientes? Não, atualmente não é possível.
O que é o campo de observação? Ele vai para algum impresso? O campo de observação é utilizado apenas para controle interno. Os dados preenchidos não são impressos em nenhum documento.