Cadastrar Empresa com CNPJ

5 min. de leituraúltima atualização: 11.14.2024

🎦 Passo a passo em vídeo

📸 Passo a passo com imagens:

1) Menu lateral > Empresa

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2) Adicionar

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Funções: 

  1. Gerenciar Mapeamento da empresa
  2. Editar cadastro da empresa
  3. Liberar login
  4. Gerenciamento de e-mails
  5. Excluir a empresa

3) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais) 

Tipo do documento(*): É o tipo de identificação da empresa, e as opções incluem CNPJ, CAEPF, CNO e/ou CEI. 

CNPJ: Informe o número do documento. Ao informar um CNPJ, o sistema puxa os dados complementares automaticamente do banco de dados.  

Estabelecimento: Defina o tipo de estabelecimento como matriz ou filial. A matriz é o estabelecimento principal e a filial é um estabelecimento secundário. 

Grau de risco: Informe o grau de risco da empresa. O grau de risco é uma escada numérica de 1 a 4 definida pela NR-4 para avaliar a intensidade dos riscos. 

Habilitar Mapeamento: Essa opção deve ser mantida como "SIM" sempre que for cadastrar ambientes, cargos, riscos, exames, funcionários, entre outras informações na empresa. É dentro do mapeamento que realizamos o levantamento ambiental. 

Nome(*): Nome fantasia da empresa. 

Razão Social: Informe a razão social da empresa. 

CNAE: Informe o código do CNAE, que identifica a atividade econômica exercida pela empresa, seguindo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. 

Observações: Campo de texto livre para adicionar qualquer observação interna sobre a empresa. Exemplo: nome do responsável pela empresa. A informação inserida não será exibida em nenhum documento. 

TAGs: As TAGs são facilitadores de pesquisa e podem ser utilizadas para impor características às empresas, como "Conveniadas", "Avulsas", "Gerar Laudos", "Laudos Gerados", entre outras. 

Contato: 

Insira as informações gerais do contato do cliente, como telefone, e-mail e endereço completo. Esses dados são essenciais para manter a comunicação e facilitar o gerenciamento das interações com o cliente.

⚠️ Atenção: O campo "E-mail principal" deve conter o e-mail exclusivo da empresa e não pode ser utilizado em outros cadastros.

 

eSocial: 

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Habilitar eSocial: Opção responsável por habilitar o eSocial na empresa. As opções são: "Desabilitado", "Apenas XML (Sem transmissão)", indicado para aquelas empresas que serão apenas gerados os XMLs sem transmissão, "Apenas XML (Transmissão Manual)", nesta opção será gerado o XML, porém é necessário acessar o menu lateral > eSocial e habilitar a transmissão, e a opção "XML com Transmissão Automática", nesta opção, assim que o evento é gerado, o mesmo é automaticamente enviado para a fila de processamento do eSocial. 

Grupo: É o grupo do eSocial da empresa. 

Eventos: Defina os eventos que serão gerados/enviados. 

Natureza Jurídica: Todo CNPJ possui uma natureza jurídica. Ao informar o CNPJ, o sistema puxa a natureza automaticamente. Caso não seja possível, é possível consultar diretamente no site da Receita Federal clicando aqui.

No momento da habilitação do S-2240, pode ser que seja exibido um erro informando que há inconsistências. Siga o vídeo tutorial para resolver as inconsistências clicando aqui.

🎦 Vídeo complementar: Habilitando eSocial na empresa:  

🎦 Como corrigir erros para habilitar S-2240: 

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes

O que significa mapeamento? O mapeamento é responsável pelo registro de todos os ambientes, cargos e riscos vinculados aos cargos com exames e periodicidades. Esses dados são utilizados para elaborar laudos, programas e eventos S-2240. 

Para que serve o botão gerenciar? Ao clicar em "Gerenciar", você tem acesso ao mapeamento da empresa.

Por que o botão gerenciar está desabilitado? O botão "Gerenciar" fica desabilitado no cadastro da empresa até que o mapeamento seja marcado como "SIM". 

Onde encontro natureza jurídica? Você pode encontrar a natureza jurídica clicando no botão "Puxar do CNPJ" dentro da tela de cadastro da empresa ou no cartão CNPJ da empresa clicando aqui.

O que são TAGS? As TAGs são facilitadores de pesquisa que podem ser utilizados para impor características às empresas. Por exemplo, "Conveniadas", "Avulsas", "Gerar Laudos", "Laudos Gerados", etc. 

O que é a configuração de recebimento de e-mail? A configuração de recebimento de e-mail permite que você habilite o envio de e-mails automáticos pelo sistema. 

O que é enviado no e-mail automático? No e-mail automático são enviados os vencimentos de periódicos, treinamentos, laudos e ações do plano de ação/cronograma com 30 dias de antecedência. 

Qual frequência é enviado o e-mail automático? Posso configurar a frequência? Os e-mails são enviados a cada 15 dias, toda quarta-feira. A frequência não pode ser configurada, pois é padrão do sistema.  

Posso utilizar o mesmo e-mail para mais de uma empresa? Sim, você pode utilizar o mesmo e-mail para mais de uma empresa. Utilize o campo de e-mail secundário para informar o mesmo e-mail até 6 vezes (repetição máxima). 

Como habilitar o envio de e-mail automático? Para habilitar o envio de e-mails automáticos, utilize a opção "Habilitar E-mails Automáticos" e defina se deseja enviar apenas para o e-mail principal ou para o principal e secundário, caso tenha informado nos demais campos.

Posso configurar o envio de e-mail automático do sistema para enviar uma espécie de mala direta para os meus clientes? Não, atualmente não é possível.

O que é o campo de observação? Ele vai para algum impresso? O campo de observação é utilizado apenas para controle interno. Os dados preenchidos não são impressos em nenhum documento.

Ao cadastrar a empresa é exibida a mensagem "É necessário informar a Empresa Matriz". O que devo fazer? O sistema exibe essa mensagem quando você está cadastrando uma filial e não informou a matriz. Nesse caso, é necessário cadastrar a matriz primeiro para que o sistema possa puxá-la automaticamente para a filial. É necessário fazer esse vínculo para o envio do eSocial.

 

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