Cadastro de Funcionário Acesso Externo

3 min. de leituraúltima atualização: 04.15.2024

🎦 Passo a passo em vídeo:

📸 Passo a passo com imagens:

1) Acesse Menu Lateral > Empresas

undefined

 

2) Gerenciar

undefined

 

3) Funcionários

undefined

4) Contratar funcionários

undefined

 

4) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais) 

undefined

 

Escolha o cargo (*): Campo obrigatório no sistema. Deve ser vinculado o cargo do funcionário que está sendo contratado.

Colaboradores: Campo obrigatório no sistema. Deve ser vinculado o colaborador (funcionário/pessoa). Caso o colaborador já estiver sido cadastrado no sistema, basta fazer a pesquisa pelo nome, do contrário, clique em [ADICIONAR] para cadastrar o colaborador e já contratá-lo na empresa. Neste campo, funcionários podem ser contratados em massa, ou seja, é possível contratar por exemplo 10 pessoas de uma única vez, desde que seja para o mesmo cargo.

Data do Admissional: Seguindo o exemplo de contratação em massa, caso todos colaboradores possuírem a mesma data de exames de entrada no cargo, utilize este campo para preencher as datas em massa (Esta data deve ser preenchida antes de mencionar o colaborador).

Entrada no cargo: Seguindo o exemplo de contratação em massa, caso todos colaboradores possuírem a mesma data de exames de entrada no cargo, utilize este campo para preencher as datas em massa (Esta data deve ser preenchida antes de mencionar o colaborador). 

Gerar Matrículas: Em casos de admissional pode ocorrer que vocês não tenham o número fornecido pelo cliente ou contador. O botão gerar matrícula irá sugerir um número para cadastrar o funcionário no eSocial. Lembrando que é apenas uma sugestão. A matrícula quem define é o contador/RH.

Possui vinculo de empregado/estatutario: Esta informação é possível ser conferida direto no portal do eSocial com a Procuração Digital do cliente (Acesse)

  • A primeira é a mais comum, que é o funcionário CLT;
  • A segunda geralmente é para o colaborador sem vínculo de trabalho e com matrícula;
  • A terceira é para sócio proprietário, estagiário, temporário, aprendiz, etc.

Matricula (Mesma dos eventos 2190, 2200 ou 2300): Esta informação é possível ser conferida direto no portal do eSocial com a Procuração digital do cliente (Acesse) 

Data dos exames de entrada no cargo (*): Será a data em que ele fez o exame admissional. Geralmente esta data é a mesma do campo "Data de Entrada no cargo". O sistema utiliza este campo DATA DE EXAMES DE ENTRADA NO CARGO para calcular o periódico até que se tenha ASO lançado para aquele funcionário.

Entrada no cargo(*): Será a data efetiva em que o funcionário deu inicio na função naquele cargo. Esta informação é possível ser conferida direto no portal do eSocial com a Procuração digital do cliente (Acesse) 

Ignorar exames anteriores a: Este campo é utilizado quando você quer controlar o periódico a partir do ano informado e ignorar um período. Exemplo:

Funcionário tem a data de exames de entrada do cargo como: 01/01/1999, então o próximo periódico dele seria 01/01/2000 (considerando periodicidade anual), então se você utiliza o campo de ignorar informando a data 01/01/2021 o próximo periódico será em 01/01/2022. 

Este artigo foi útil?