Como lançar ASO de funcionário que ainda não possui matricula

2 min. de leituraúltima atualização: 04.12.2024

Existem 2 formas:

1º) Gerar uma matricula pelo sistema (Ou preencha uma matricula aleatória) e alterar posteriormente após a contabilidade registrar o funcionário:

Menu lateral > Agendamento > Realize o agendamento > Cargo/Empresa > [ADICIONAR] > Gerar automaticamente

undefined

 ⚠ Caso tenha duvidas em como alterar a matricula do funcionário, clique aqui para mais informações.

2º) Desabilitar o S-2220 no cadastro da empresa. Desta forma o sistema não irá solicitar a matricula como campo obrigatório no momento da contratação do funcionário na empresa.

Menu Lateral > Empresas > Clique no Lápis para Editar

undefined

Acesse a Aba Esocial > Desabilitado

undefined

Em casos de admissional pode ocorrer que vocês não tenham o número fornecido pelo cliente ou contador. O botão gerar matricula irá sugerir um número para cadastrar o funcionário no eSocial. Lembrando que é apenas uma sugestão. A matricula quem define é o contador/RH.

A exigência do preenchimento da matricula quando o S-2220 está habilitado no cadastro da empresa é um bloqueio de segurança do sistema.

* Se o S-2220 estiver habilitado, a matricula passa a ser obrigatório, sendo assim se você não tiver a matricula do funcionário, pode gerar uma pelo sistema;

* Se o S-2220 estiver desabilitado, a matricula não será um campo obrigatório, logo você pode preencher assim que a contabilidade registrar o funcionário antes da transmissão do ASO ao eSocial.

Este artigo foi útil?