De que forma as ações do cronograma/plano de ação são ordenadas?

2 min. de leituraúltima atualização: 03.10.2025

As ações dos Cronogramas/Planos de Ações serão organizadas de acordo com os seguintes critérios de priorização:

1 - Prioridade (Nível de Risco): As ações com maior nível de risco serão listadas primeiro.

  • Não Informada
  • Intolerável (1)
  • Substancial (2)
  • Moderado (3)
  • Tolerável (4)
  • Trivial (5)

No modelo 5W2H, a definição das prioridades deve seguir um critério técnico alinhado à matriz de risco, garantindo que os riscos mais altos sejam tratados com a urgência necessária. Assim, se um risco foi classificado como intolerável na matriz e também classificado no plano de ação, qualquer ação associada a ele também deve ser tratada com essa mesma prioridade.

O objetivo dessa ordenação é justamente assegurar que as ações relacionadas aos riscos mais altos sejam tratadas primeiro. Caso contrário, poderíamos ter uma situação onde um risco classificado como substancial ou intolerável estivesse no final da lista de ações, abaixo de um risco classificado como tolerável, por exemplo. Isso contrariaria os princípios da gestão de risco e as diretrizes de segurança do trabalho, além de não estar conforme as boas práticas exigidas pelos órgãos reguladores.

Da mesma maneira, não faria sentido uma ação classificada como substancial ser programada para uma data posterior a uma ação classificada como tolerável. Isso comprometeria a lógica da mitigação de riscos e poderia resultar na exposição prolongada a um risco mais crítico enquanto medidas de menor prioridade são executadas antes.

2 - Data (Quando): Caso duas ou mais ações possuam a mesma prioridade, a ordenação seguirá pela data prevista para execução, da mais antiga para a mais recente.

3 - Ordem Alfabética: Se a prioridade e a data forem iguais, a ordenação será feita em ordem alfabética das informações contidas no campo 'O quê / Ação'
⚠️ Atenção! Essa regra se aplica apenas nos impressos dos Laudos/Programas.

Essa nova ordenação automática garante que as ações mais críticas sejam priorizadas, facilitando a gestão e acompanhamento das atividades planejadas.

Ordenação por Prioridade (Nível de Risco):

---

 

Ordenação por Data (Quando):

⚠️ Atenção! Neste exemplo a 'Prioridade (Nível de Risco)' estão iguais para simular a ordenação da segunda prioridade por 'Data (Quando)'.

---

Ordenação por Ordem Alfabética (O quê / Ação)

⚠️ Atenção! Caso os campos 'Prioridade (Nível de Risco)' e 'Data (Quando)' estiverem iguais o sistema irá ordenar por ordem alfabética as ações contidas no campo O quê / Ação.

---

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi útil?