Os afastamentos são enviados apenas pela contabilidade no evento S-2230.
O motivo que o afastamento é enviado pela contabilidade é porque podem ocorrer diversos afastamentos por vários motivos não relacionados a SST. Na tabela 18 no qual é informado o motivo do afastamento há 42 motivos e apenas 01 é por acidente do trabalho, os demais motivos são questões da contabilidade/RH.
Portanto, a contabilidade fica responsável pelo envio do S-2230 como já faz hoje nos casos como aposentadoria por invalidez, licença maternidade, férias e etc.
Os grupos do manual de orientação do eSocial NÃO SÃO para determinar responsabilidades
São os grupos de divisão da procuração eletrônica. Está prevista a utilização de procuração com diferentes níveis de perfis, conforme mostra a tabela. É por isso que a empresa, ao fornecer a procuração eletrônica, marca o perfil "grupo SST". O eSocial verifica qual o tipo de evento que se pretende enviar e identifica se há permissão do perfil na procuração eletrônica.
O evento S-2230 está junto com os de SST no perfil "grupo SST" apenas por estar relacionado, em alguns casos, com afastamento devido a acidentes de trabalho. Porém mesmo nestes casos, quem informa em nome da empresa é a contabilidade, assim como informa todos os outros afastamentos, como aposentadoria por invalidez, licença maternidade, férias e etc.