Nos envios dos eventos do eSocial podem ocorrer retornos de erros. Todos os erros são mensagens do eSocial e não tem ligação com o ESO em si. O sistema ESO transmite o evento e o eSocial retorna. Este retorno pode ser com sucesso ou com erro.
Motivo do erro:
Este retorno ocorre porque há alguma informação incorreta no cadastro do funcionário (CPF, Número de matrícula e/ou data de admissão).
Como resolver:
Verificar no portal do eSocial as informações. O passo a passo para o acesso ao Portal do eSocial você encontra clicando aqui
Deve conferir:
- ⚠️ Número da matrícula;
- ⚠️ Numero do CPF;
- ⚠️ Verificar se a contabilidade enviou o evento da admissão pro eSocial;
- ⚠️ O funcionário foi demitido e o evento está com data superior a data de demissão;
- ⚠️ Para o evento S-2240, é essencial validar se a data de entrada no cargo coincide com a data de envio do evento de admissão realizado pela contabilidade. É fundamental acessar o evento de admissão do funcionário no eSocial e verificar o campo "Data de Início do Vínculo Trabalhista", para inserir a data correta utilizada na contratação do funcionário, pela contabilidade. Vale ressaltar que a data de admissão pode divergir da data do ASO admissional.
- ⚠️ Verificar se há alguma alteração contratual dentro das movimentações trabalhistas no portal do eSocial. Caso haja, deverá enviar o S-2240 a partir data do envio da movimentação;
Vídeo Complementar:
Outra sugestão é solicitar para contabilidade/RH o XML do evento S-2200 ou S-2300 (ADMISSÃO). Desta forma é possível comparar as informações.
Neste vídeo abaixo, demonstramos como comparar o XML do evento de admissão com as informações lançadas no ESO: