Nos envios dos eventos do eSocial podem ocorrer retornos de erros. Todos os erros são mensagens do eSocial e não tem ligação com o ESO em si. O sistema ESO transmite o evento e o eSocial retorna. Este retorno pode ser com sucesso ou com erro.
Motivo do erro:
Este retorno ocorre porque há alguma informação incorreta no cadastro do funcionário (CPF, Número de matrícula e/ou data de admissão).
Como resolver:
Verificar no portal do eSocial as informações. O passo a passo para o acesso ao Portal do eSocial você encontra clicando aqui
Deve conferir:
- ⚠️ Número da matrícula;
- ⚠️ Numero do CPF;
- ⚠️ Verificar se a contabilidade enviou o evento da admissão pro eSocial;
- ⚠️ O funcionário foi demitido e o evento está com data superior a data de demissão;
- ⚠️ Se for S-2240, verificar se a data de entrada no cargo está exatamente igual a data do envio do evento da admissão feito pela contabilidade. Lembrando que a data da admissão pode ser diferente da data do ASO admissional;
- ⚠️ Verificar se há alguma alteração contratual dentro das movimentações trabalhistas no portal do eSocial. Caso haja, deverá enviar o S-2240 a partir data do envio da movimentação;
- Se for um empregador sem vínculo de trabalho, acesse o monitoramento de saúde dentro do eSocial e verifique se existe um número de matrícula. Caso haja matrícula, deverá acessar o ESO, editar a entrada do cargo informando que é um empregador sem vínculo de trabalho com matrícula e informar a matrícula.
🎦 Vídeo com passo a passo para realizar a conferência:
Outra sugestão, é solicitar para contabilidade/RH o XML do evento S-2200 ou S-2300 (ADMISSÃO). Desta forma é possível comparar as informações.
Neste vídeo abaixo, demonstramos como comparar o XML do evento de admissão com as informações lançadas no ESO: