Por que os exames periódicos não estão precisos nos relatórios?

4 min. de leituraúltima atualização: 04.08.2024

Para garantir a precisão dos registros de exames periódicos, é necessário seguir alguns passos importantes:

1) Certifique-se de que os exames estão configurados corretamente no sistema, atribuindo as periodicidades adequadas para cada cargo.

📷 Menu lateral > Empresas > Gerenciar > Cargos > Exames do cargo

undefined

 

2) Verifique se o funcionário tem um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) registrado no sistema e se os exames presentes no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) são os mesmos configurados para o cargo do funcionário.

📷 Menu lateral > Empresas > Gerenciar > Saúde > ASOs

undefined

 

3) Caso o funcionário não possua ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) emitido, a data de referência para os exames será o campo “Data dos exames de entrada no cargo”. Além disso, é importante considerar o campo de "Ignorar exames anteriores a".

📷 3.1) Utilizando a configuração de "DATA DOS EXAMES DE ENTRADA NO CARGO"

undefined

OBS: Caso não haja nenhum Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) registrado no sistema do funcionário, de acordo com essa configuração, a próxima convocação para os exames periódicos está prevista para o dia 12/04/2023.

3.2) Utilizando a configuração de "DATA DOS EXAMES DE ENTRADA NO CARGO" e "IGNORAR EXAMES ANTERIORES A"

undefined

OBS: Caso não haja nenhum Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) registrado no sistema do funcionário, de acordo com essa configuração, o campo "IGNORAR EXAMES ANTERIORES A" leva em consideração somente o ANO informado, nesta configuração, a próxima convocação para os exames periódicos está prevista para o dia 12/04/2024.

4) Verifique se existem exames duplicados no cadastro, utilizando o mesmo código ou nomes semelhantes. O ASO pode ter um exame com código ou nomenclatura diferente do exame configurado para o cargo dentro da empresa.

 

5) Mesmo que todas as configurações dos exames periódicos estejam corretas nos cargos, e que os ASOs tenham sido emitidos para os funcionários, as informações podem ainda permanecer incorretas no relatório da tela inicial da empresa (Relatório de Periódicos Vencidos Pré-processados). É importante ressaltar que esse relatório é atualizado apenas uma vez por semana, aos domingos, e, portanto, pode não conter informações atualizadas.

📷 5.1) Relatório de Periódicos Vencidos Pré-processados

undefined

Atulizado apenas uma vez por semana, aos domingos, e, portanto, pode não conter informações atualizadas.

5.2) Sendo assim, é recomendável conferir o relatório de exames periódicos em tempo real, acessando "Relatórios > Periódicos" dentro do sistema da empresa. Dessa forma, é possível garantir que as informações estejam atualizadas e corretas.

Menu lateral > Empresas > Gerenciar > Relatórios > Periódicos

undefined

 Ao seguir essas orientações, é possível garantir a precisão dos registros de exames periódicos contidos no sistema ESO.  

6) Verificar como o sistema leva em consideração os exames que estão com a opção 'Fazer uma vez' como: '6 meses após o admissional'?

📷 Menu lateral > Empresas > Gerenciar > Cargos > Vincular Exames aos Cargos > Fazer uma vez

Se o sistema contabilizasse exatamente a periodicidade dos exames de 6 meses e em seguida 1 ano, chegaria um momento que o colaborador irá retornar para realização somente dos demais exames contidos no corpo do ASO no momento do admissional (Ex: Acuidade visual e Avaliação clínica). Para isto não ocorrer o sistema faz um processo interno e automático para igualar as datas necessárias para que futuramente todos os exames sejam feitos juntos, na mesma data. Exemplo:

No Admissional seria realizados todos os exames:
* Audiometria (Próximo 6 meses) ✅
* Acuidade Visual (Próximo 12 meses) ✅
* Avaliação clínica (Próximo 12 meses) ✅

Após 6 meses
* Audiometria (Próximo 12 meses) ✅
* Acuidade Visual (Próximo 6 meses) ❌
* Avaliação clínica (Próximo 6 meses) ❌

No próximo periódico após 6 meses, para o funcionário não realizar somente os exames ACUIDADE VISUAL e AVALIAÇÃO CLÍNICA sozinhos (Devido estes exames já terem sido feitos à 12 meses atrás e a audiometria a 6 meses atrás) e após 12 meses realizar somente a AUDIOMETRIA sozinha, o sistema iguala a Audiometria para todos exames serem realizados de uma só vez, por este motivo ele contabilizou o segundo periódico do funcionário (Audiometria) ainda para 6 meses a frente do último ASO lançado, e não como 1 ano.

Solução: Deixar da forma que está ou lançar um ASO pontual no sistema somente com a Audiometria para o sistema jogar o periódico deste exame para 1 ano para frente.

Obs.: O ASO Pontual trata-se de um ASO onde o tipo dele não se enquadra em nenhuma das opções 'convencionais' (Admissional, Periódico, Retorno ao trabalho, Mudança de Risco/Função e Demissional).

 
Este artigo foi útil?