Qual a diferença entre as opções de transmissões de eventos ao eSocial?

2 min. de leituraúltima atualização: 05.08.2024

Ao habilitar a opção 'eSocial' no cadastro da empresa, se faz necessário a escolha da opção de como deseja transmitir os eventos ao eSocial (S-2210, S-2220 e S-2240).

A opção selecionada nesta configuração/cadastro da empresa será puxada de forma automática na geração dos 3 eventos (S-2210, S-2220 e S-2240), mas caso desejar alterar a forma de transmissão do evento no momento da geração do mesmo, basta alterar a opção conforme desejar.

O ESO possui 3 opções de transmissões de eventos ao eSocial:

  • Apenas XML (Sem transmissão)

A opção 'Apenas XML' é utilizada quando você vende ao seu cliente somente a geração do evento (XML) para o seu cliente ser o responsável pela transmissão ao eSocial, ou seja, apenas o xml (sem transmissão).

 

  • Apenas XML (Transmissão manual)

A opção 'Apenas XML' é utilizada quando você desejar gerar o evento (XML) no sistema e transmitir manualmente em 'Menu lateral > eSocial'. Para mais informações (Clique aqui).

⚠️ Atenção!  Esta opção é recomendada para aprendizado do sistema. Dessa forma, é possível compreender o fluxo de trabalho, desde a geração do XML até a transmissão para o eSocial.

 

  • XML com Transmissão Automática

A opção 'XML com Transmissão Automática' deve ser utilizada quando você desejar que o sistema transmita automaticamente o evento ao eSocial após gerá-lo/salvá-lo, dispensando a necessidade de acessar o 'Menu lateral > eSocial'.

Mesmo a empresa estando pré-configurada como 'Transmissão automática', é necessário GERAR O EVENTO para transmissão do mesmo ao eSocial.

🔴⚠️ Atenção!  A opção 'Transmissão automática' não inclui a possibilidade de agendar disparos automáticos ao eSocial. Essa funcionalidade não seria coerente, pois recomendamos a verificação de todos os eventos antes da transmissão.

Este artigo foi útil?