Qual o conceito de risco e suas categorias?

2 min. de leituraúltima atualização: 09.26.2024

Risco é uma combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde.

Exemplos:

  • O colaborador que trabalha exposto ao ruído, pode perder sua audição;
  • O colaborador que trabalha com eletricidade, pode sofrer um choque elétrico;
  • O colaborador que trabalha em altura, pode cair.

Dentro do conceito de riscos, os mesmos são divididos em 5 categorias: Físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente/mecânico.

Físico: Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia, a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Químico: Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam entrar no organismo humano por meio da inalação, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores. Também, substâncias que são nocivas por absorção cutânea ou ingestão.

Biológico: Consideram-se como agentes de risco biológico, bactérias, vírus, fungos, parasitas, entre outros.

Ergonômico: Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

Acidente / Mecânicos: Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

Este artigo foi útil?