Qual o limite de tolerância do frio?

2 min. de leituraúltima atualização: 03.21.2024

É importante salientar que a NR-15 não especifica um limite de tolerância para o risco de exposição ao frio. Para obter informações mais detalhadas sobre esse assunto, recomendamos consultar outras fontes, como por exemplo o material/artigo abaixo citando uma adaptação da ACGIH de 2016:

Para acessar o material completo, clique aqui.

 

Notas da tabela 2:

1. O regime de trabalho-aquecimento se aplica a qualquer período de 4 horas de trabalho, com uma atividade moderada a pesada, com períodos de aquecimento de 10 (dez) minutos em local quente e com uma pausa longa em local quente (por exemplo, almoço) ao final do período de quatro horas. Para trabalhos leves a moderados (moviementação física limitada): aplicar o regime de um nível inferior. Por exemplo, a -35°C, com vento não significativo (nível 4), o trabalhador que realiza um trabalho com pouca movimentação física deveria ter um período máximo de 40 minutos com quatro pausas em um período de quatro horas (nível 5).

2. Quando não se dispõem de informações precisas sobre a velocidade do vento, sugere-se o seguinte para estimá-la: 8 km/h: movimenta uma bandeira leve; 16 km/h: estende totalmente uma bandeira leve; 24 km/h: levanta uma folha de jornal; 32 km/h: sopra e arrasta neve.


3. Se apenas a taxa de resfriamento do vento estiver disponível, será possível aplicar uma regra empírica aproximada, em vez dos fatores de temperatura e velocidade do vento, conforme segue: 1) pausas especiais de aquecimento devem ser iniciadas sempre que a taxa de resfriamento do vento estiver em torno de 1750 W/m²; 2) Todos os trabalhos não emergênciais devem ser interrompidos antes da taxa de resfriamento alcançar 2.250 W/m², ou quando alcançar esse valor. Em geral, os regimes de aquecimento fornecidos subcompensam ligeiramente o vento a temperaturas mais quentes, pressupondo aclimatização e roupas apropriadas para trabalho em inverno. Por outro lado, a tabela sobrecompensa ligeiramente para as temperaturas reais nas faixas mais frias, porque o vento raramente prevalece a temperatura extremamente baixas.


4. Os TLVs se aplicam somente a trabalhadores usando roupas secas. 

Este artigo foi útil?