Cadastrar Ambientes

3 min. de leituraúltima atualização: 05.28.2024

Neste tópico, vamos explorar o procedimento de cadastro de ambiente/setor, que se refere principalmente ao espaço físico em questão. Durante esta etapa, é necessário fornecer o nome do ambiente (que será enviado ao eSocial) e, se desejar, uma descrição detalhada do local. Exemplos de nomes de ambientes incluem Recepção, Almoxarifado, Expedição, Comercial, entre outros.

Pré-requistos

Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído o tópico: 

🎦 Passo a passo em vídeo

📸 Passo a passo com imagens: 

1) Menu lateral > Empresa

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2) Gerenciar

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3) Mapeamento > Ambientes

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4) + Adicionar ambientes

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5) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)  

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Nome do Ambiente(*): O nome do ambiente se trata de um campo obrigatório no sistema. O mesmo deverá ser preenchido de acordo com o ambiente que o cargo ocupa. O nome do ambiente será exibido em todos laudos/documentos criados no sistema (PGR, LTCAT, PCMSO etc) e será enviado para o eSocial no evento S-2240 dentro da tag {dscSetor}.

Cor: Legenda interna do sistema para diferenciar um ambiente do outro, de acordo com a cor selecionada no momento do cadastro. Essa informação não aparece nos impressos. 

Ícone: Legenda interna do sistema para diferenciar um ambiente do outro, de acordo com o ícone selecionado no momento do cadastro. Essa informação não aparece nos impressos.  

Descrição do Ambiente: As informações de nome, descrição e local do ambiente serão impressas nos documentos/laudos. Faça uma descrição detalhada, exemplo: Paredes de alvenaria, 20m², iluminação artificial, pé direito e etc.

Local do Ambiente: Campo eSocial, utilizado no evento S-2240, o objetivo é identificar se o local do ambiente é próprio ou de terceiros. 

Matriz ou Filial deste empregador onde o ambiente se encontra: Campo obrigatório no sistema quando for selecionada a opção "Local do ambiente" como opção 1: Estabelecimento (Matriz ou filial) Empregador. Neste campo será necessário vincular o CNPJ Matriz ou Filial referente ao ambiente cadastrado.

Empresa terceira onde o ambiente se encontra: Campo obrigatório no sistema quando for selecionada a opção "Local do ambiente" como opção 2: Estabelecimento de terceiros. Neste campo será necessário vincular o CNPJ da empresa terceira onde o ambiente cadastrado está alocado.

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes Relacionadas ao cadastro de ambientes

A Descrição do ambiente aparece onde? Em todos laudos emitidos.

Posso reaproveitar uma descrição utilizada em um outro ambiente? Sim, ao criar um novo ambiente utilize o botão "PUXAR DO HISTÓRICO". 

Quando devo informar um CNPJ de ambiente de terceiro para enviar para o eSocial? Segundo o manual do eSocial, o campo somente deve ser preenchido com a opção ‘2 - Estabelecimento de terceiros’ nas hipóteses de cessão de mão-de-obra. Não devendo ser utilizado para prestar informações de trabalhadores que exercem atividade externa, a exemplo do vendedor externo.

A descrição do ambiente vai para o eSocial? Não, esse campo é texto livre para que possa sair nos laudos como: PGR, PCMSO entre outros. 

Como informo a empresa terceira? Clique no botão ADICIONAR ou pesquise se a empresa já existe.

Quais campos da tela do AMBIENTE vão para o eSocial? Todos os campos na cor roxa.

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