Neste tópico, vamos explorar o procedimento de cadastro de ambiente/setor, que se refere principalmente ao espaço físico em questão. Durante esta etapa, é necessário fornecer o nome do ambiente (que será enviado ao eSocial) e, se desejar, uma descrição detalhada do local. Exemplos de nomes de ambientes incluem Recepção, Almoxarifado, Expedição, Comercial, entre outros.
Pré-requistos
Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído o tópico:
🎦 Passo a passo em vídeo:
📸 Passo a passo com imagens:
1) Menu lateral > Empresa
2) Gerenciar
3) Mapeamento > Ambientes
4) + Adicionar ambientes
5) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)
Nome do Ambiente(*): O nome do ambiente se trata de um campo obrigatório no sistema. O mesmo deverá ser preenchido de acordo com o ambiente que o cargo ocupa. O nome do ambiente será exibido em todos laudos/documentos criados no sistema (PGR, LTCAT, PCMSO etc) e será enviado para o eSocial no evento S-2240 dentro da tag {dscSetor}.
Cor: Legenda interna do sistema para diferenciar um ambiente do outro, de acordo com a cor selecionada no momento do cadastro. Essa informação não aparece nos impressos.
Ícone: Legenda interna do sistema para diferenciar um ambiente do outro, de acordo com o ícone selecionado no momento do cadastro. Essa informação não aparece nos impressos.
Descrição do Ambiente: As informações de nome, descrição e local do ambiente serão impressas nos documentos/laudos. Faça uma descrição detalhada, exemplo: Paredes de alvenaria, 20m², iluminação artificial, pé direito e etc.
Local do Ambiente: Campo eSocial, utilizado no evento S-2240, o objetivo é identificar se o local do ambiente é próprio ou de terceiros.
Matriz ou Filial deste empregador onde o ambiente se encontra: Campo obrigatório no sistema quando for selecionada a opção "Local do ambiente" como opção 1: Estabelecimento (Matriz ou filial) Empregador. Neste campo será necessário vincular o CNPJ Matriz ou Filial referente ao ambiente cadastrado.
Empresa terceira onde o ambiente se encontra: Campo obrigatório no sistema quando for selecionada a opção "Local do ambiente" como opção 2: Estabelecimento de terceiros. Neste campo será necessário vincular o CNPJ da empresa terceira onde o ambiente cadastrado está alocado.
FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes Relacionadas ao cadastro de ambientes
A Descrição do ambiente aparece onde? Em todos laudos emitidos.
Posso reaproveitar uma descrição utilizada em um outro ambiente? Sim, ao criar um novo ambiente utilize o botão "PUXAR DO HISTÓRICO".
Quando devo informar um CNPJ de ambiente de terceiro para enviar para o eSocial? Segundo o manual do eSocial, o campo somente deve ser preenchido com a opção ‘2 - Estabelecimento de terceiros’ nas hipóteses de cessão de mão-de-obra. Não devendo ser utilizado para prestar informações de trabalhadores que exercem atividade externa, a exemplo do vendedor externo.
A descrição do ambiente vai para o eSocial? Não, esse campo é texto livre para que possa sair nos laudos como: PGR, PCMSO entre outros.
Como informo a empresa terceira? Clique no botão ADICIONAR ou pesquise se a empresa já existe.
Quais campos da tela do AMBIENTE vão para o eSocial? Todos os campos na cor roxa.