Um Plano de Ação é um documento estratégico elaborado para identificar, planejar e implementar ações específicas que visam melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho com base nos riscos identificados. Esse plano é uma ferramenta fundamental para garantir a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e promover um ambiente laboral mais seguro e saudável para os trabalhadores.
Pré-requistos
Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído os tópicos:
- Cadastro de empresa; (CNPJ, CNO, CAEPF);
- Realizado o vínculo do risco ao cargo com a matriz de risco para propor as ações.
🎦 Passo a passo em vídeo:
📸 Passo a passo com imagens:
1) Menu lateral > Empresas
2) Gerenciar
3) Segurança > Cronograma de Ações
4) Botão [ADICIONAR]
Funções:
- Excluir a ação
- Ordenar a ação para cima
- Ordenar a ação para baixo
- Copiar a ação
- Adicionar uma nova ação
5º) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)
Nome do cronograma(*): Informar o título do plano de ações.
Autor(*): Informar autor do plano de ação. Pode ser o engenheiro, técnico, médico, etc.
Data de elaboração(*): Data da elaboração do plano de ação.
Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possivel edição).
Tipo(*): 5W2H ou Geral. O 5W2H é indicado para atender a NR 1, indicado principalmente para o PGR.
Início do cronograma(*): Informar mês de início.
O quê / Ação(*): Descrever qual é a ação proposta. Ex: Aquisição e Instalação de um enclausurador acústico para máquinas e equipamento.
Por quê: Informe o motivo que a ação deve ser realizada. Ex: Atenuação do risco do ruído.
Onde: Informar o local em que será realizado a ação. Ex: Nas dependências do empregador.
Como será feito: Aquisição e instalação do equipamento.
Responsável: Empregador.
Custo total: Informar o custo da ação, caso haja um orçamento pré-definido.
Prioridade: Definir a prioridade da realizaçao da ação, sendo as opções: Não informado (0), Trivial (1), Tolerável (2), Moderado (3), Substancial (4) e Intolerável (5).
Aferição e acompanhamento: Em toda ação proposta recomenda-se que seja preenchido o campo de formas e acompanhamentos para a ação, exemplo: Foi recomendado a instalação de um enclausurador acústico. E com isso é necessário que seja definido a forma de acompanhar e aferir os resultados.
Quando: Clicar no quadrado para marcar o mês em que a ação está previsa para ser realizada.
Modelo geral:
Nome do cronograma(*): Informar título do plano de ações.
Autor(*): Informar autor do plano de ação. Pode ser o engenheiro, técnico, médico, etc.
Data de elaboração(*): Data da elaboração do plano de ação.
Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possivel edição).
Tipo(*): 5W2H ou Geral. O geral é indicado para ações por exemplo no PCMSO.
Início do cronograma(*): Informar mês de início.
O quê / Ação(*): Descrever qual é a ação proposta. Ex: Manter os exames médicos atualizados.
Responsável: Informar o responsável pela ação.
Quando: Clicar no quadrado para marcar o mês em que a ação está prevista para ser realizada.
6) Após a criação do Plano de Ação/Cronograma você deve inserir dentro do laudo desejado. Vá em Laudos > Selecione o laudo que deseja inserir e selecione o cronograma no campo indicado abaixo:
7) Importação do Cronograma de Ações
Empresa(*): Selecione de qual empresa o cronograma deverá ser importado.
Cronograma(*): Selecione qual cronograma será importado.
Data de elaboração(*): Informar a data em que o cronograma foi elaborado.
Autor(*): Informar o autor responsável como o técnico, engenheiro, médico.
Início do cronograma(*): Mês de início do cronograma.
8) Vídeo complementar da importação do cronograma:
FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes
O que é o plano de ação modelo 5W2H? O modelo 5W2H é um modelo PDCA que foi adotado pelos profissionais para desenvolvimento do Plano de Ação do PGR. What (o que será feito) How (como será feito) Why (motivo, ex: reduzir nível de ruído) How much (quanto vai custar) Where (onde a ação será executada) Who (responsáveis pela implantação) When (quando será feito, data).
O cronograma foi salvo em formato definitivo, posso editar? Não, o que pode ser realizado é a Importação para que ele faça uma cópia em modo de edição.
Quero criar um plano de ação com o período maior que um ano. Como proceder? Você deve criar o primeiro com todas as ações previstas no primeiro ano e depois salvar. Após, deverá criar um segundo cronograma contendo as ações do segundo ano. Você pode definir o início do cronograma utilizando o campo de INÍCIO DO CRONOGRAMA.