Cadastrar Cronograma / Plano de Ação

4 min. de leituraúltima atualização: 05.28.2024

Um Plano de Ação é um documento estratégico elaborado para identificar, planejar e implementar ações específicas que visam melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho com base nos riscos identificados. Esse plano é uma ferramenta fundamental para garantir a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e promover um ambiente laboral mais seguro e saudável para os trabalhadores.  

Pré-requistos

Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído os tópicos:

  • Cadastro de empresa; (CNPJ, CNO, CAEPF); 
  • Realizado o vínculo do risco ao cargo com a matriz de risco para propor as ações.

🎦 Passo a passo em vídeo

 

📸 Passo a passo com imagens:

1) Menu lateral > Empresasundefined

2) Gerenciarundefined

3) Segurança > Cronograma de Açõesundefined

4) Botão [ADICIONAR]
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Funções: 

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  1.  Excluir a ação
  2. Ordenar a ação para cima
  3. Ordenar a ação para baixo
  4. Copiar a ação
  5. Adicionar uma nova ação

5º) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)

Nome do cronograma(*): Informar o título do plano de ações.

Autor(*): Informar autor do plano de ação. Pode ser o engenheiro, técnico, médico, etc. 

Data de elaboração(*): Data da elaboração do plano de ação.

Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possivel edição). 

Tipo(*): 5W2H ou Geral. O 5W2H é indicado para atender a NR 1, indicado principalmente para o PGR.

Início do cronograma(*): Informar mês de início. 

O quê / Ação(*): Descrever qual é a ação proposta. Ex: Aquisição e Instalação de um enclausurador acústico para máquinas e equipamento.

Por quê: Informe o motivo que a ação deve ser realizada. Ex: Atenuação do risco do ruído.

Onde: Informar o local em que será realizado a ação. Ex: Nas dependências do empregador. 

Como será feito: Aquisição e instalação do equipamento.

Responsável: Empregador.

Custo total: Informar o custo da ação, caso haja um orçamento pré-definido. 

Prioridade: Definir a prioridade da realizaçao da ação, sendo as opções: Não informado (0), Trivial (1), Tolerável (2), Moderado (3), Substancial (4) e Intolerável (5).

Aferição e acompanhamento: Em toda ação proposta recomenda-se que seja preenchido o campo de formas e acompanhamentos para a ação, exemplo: Foi recomendado a instalação de um enclausurador acústico. E com isso é necessário que seja definido a forma de acompanhar e aferir os resultados.

Quando: Clicar no quadrado para marcar o mês em que a ação está previsa para ser realizada. 

Modelo geral: 

Nome do cronograma(*): Informar título do plano de ações.

Autor(*): Informar autor do plano de ação. Pode ser o engenheiro, técnico, médico, etc. 

Data de elaboração(*): Data da elaboração do plano de ação.

Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possivel edição). 

Tipo(*): 5W2H ou Geral. O geral é indicado para ações por exemplo no PCMSO.

Início do cronograma(*): Informar mês de início. 

O quê / Ação(*): Descrever qual é a ação proposta. Ex: Manter os exames médicos atualizados.

Responsável: Informar o responsável pela ação. 

Quando: Clicar no quadrado para marcar o mês em que a ação está prevista para ser realizada. 

6) Após a criação do Plano de Ação/Cronograma você deve inserir dentro do laudo desejado. Vá em Laudos > Selecione o laudo que deseja inserir e selecione o cronograma no campo indicado abaixo:

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7) Importação do Cronograma de Ações

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Empresa(*): Selecione de qual empresa o cronograma deverá ser importado.

Cronograma(*): Selecione qual cronograma será importado.

Data de elaboração(*): Informar a data em que o cronograma foi elaborado.

Autor(*): Informar o autor responsável como o técnico, engenheiro, médico.

Início do cronograma(*): Mês de início do cronograma.

8) Vídeo complementar da importação do cronograma:

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes

O que é o plano de ação modelo 5W2H? O modelo 5W2H é um modelo PDCA que foi adotado pelos profissionais para desenvolvimento do Plano de Ação do PGR. What (o que será feito) How (como será feito) Why (motivo, ex: reduzir nível de ruído) How much (quanto vai custar) Where (onde a ação será executada) Who (responsáveis pela implantação) When (quando será feito, data).

O cronograma foi salvo em formato definitivo, posso editar? Não, o que pode ser realizado é a Importação para que ele faça uma cópia em modo de edição.

Quero criar um plano de ação com o período maior que um ano. Como proceder? Você deve criar o primeiro com todas as ações previstas no primeiro ano e depois salvar. Após, deverá criar um segundo cronograma contendo as ações do segundo ano. Você pode definir o início do cronograma utilizando o campo de INÍCIO DO CRONOGRAMA. 

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