Cadastrar (PGR, PCMSO, LTCAT, PGRTR entre outros)

7 min. de leituraúltima atualização: 05.28.2024

Pré-requisitos

Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído os tópicos:

🎦 Passo a passo em vídeo:

 

📸 Passo a passo com imagens:

1º ) Menu lateral > Empresa

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2) Gerenciar

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3) Laudos > Escolha o laudo desejado

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Funções:  

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  1. Visualizar o laudo
  2. Tornar o link publico
  3. Editar o laudo
  4. Excluir o laudo

4º) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)

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Título deste documento(*): Informar um título que identifique o laudo. Ex: PGR 2022 / PCMSO 2022 etc.

Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possível edição). 

Link público:

  1. Não, apenas para usuários logados: Somente é possível o acesso possuindo login no ESO.
  2. Sim, para qualquer um com link: Ao enviar o link para o seu cliente ele poderá acessar o documento de qualquer lugar independente se estiver logado ou não.   

Autor(*): Informar responsável técnico pelo laudo (Técnico, engenheiro, médico etc).

Coordenador: Caso exista mais de um responsável técnico poderá ser informado neste campo ou se for PCMSO informar o médico responsável/coordenador. 

Data do documento(*): Informar a data do documento.

Início do documento(*): Informar a data do início da vigência do laudo.

Data sugerida para renovação: Informar a data limite para revisão do laudo.

Anexar o cronograma: Anexe o cronograma criado no passo anterior. Caso não tenha sido criado clique aqui para passo a passo. 

Descrição / Observações: Campo de texto livre para descrições e observações internas. Caso informado alguma descrição, ela não será exibida nos laudos. 

Faturamento(*): Informar se o laudo será faturado ou não. 

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Início do Documento: Início do documento é exibido toda a parte textual antes do inventário de riscos. Todo o texto neste campo, é passível de edição.

Fim do Documento: É exibido a parte final de texto após o inventário dos riscos. Todo o texto neste campo, é passível de edição.

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Opções Avançadas:

Modelo de Capa / Cabeçalho: Mantenha a opção automática, pois dessa forma irá puxar automaticamente o cabeçalho e capa configurados pelo ESO. 

Mostrar nº de funcionários: Defina sim ou não para exibir o número de funcionários automaticamente. Lembrando que os funcionários precisam estar vinculados no cargo para exibir o número.

Mostrar insalubridade: Neste campo é possível definir se a insalubridade será exibida ou não no laudo. 

Mostrar periculosidade: Neste campo é possível definir se a periculosidade será exibida ou não no laudo.  

Mostrar aposentadoria especial: Neste campo é possível definir se a aposentadoria especial será exibida ou não no laudo.  

Mostrar GFIP: Neste campo é possível definir se a GFIP será exibida ou não no laudo. 

Mostrar tabela de EPC/EPI: Neste campo é possível definir se a tabela de EPC/EPI será exibida ou não no laudo. 

Mostrar questionário de EPC/EPI: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo.  

Mostrar tabela de exames: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo. 

Mostrar recomendações gerais: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo. 

Mostrar metologia ergonômica: Neste campo é possível definir se a metodologia ergonômica será exibida ou não no laudo.   

Mostrar observações gerais: Neste campo é possível definir se as observações serão exibidas ou não no laudo.   

Ordenação de riscos: Por Categoria de Risco: Irá organizar por categoria de risco - Por Ordem alfabética do Risco: Organiza por ordem alfabética do risco.

Campos adicionais da matriz de risco: Você poderá definir se deseja exibir a matriz de risco ou não. 

Impressão de cargos: Impressão contínua: Nesta opção o sistema organiza os cargos sequencialmente, sem quebra de páginas. Ao exibir um cargo por completo, o sistema inclui o próximo cargo na mesma página de impressão.

Nova folha para cada cargo: Nesta opção, o sistema separa os cargos por página. Ao exibir um cargo por completo, o cargo seguinte é criado na próxima página de impressão.

Mapeamento: Nesta opção é possível definir se deseja atualizar o documento com novas informações inseridas no PGR, basta selecionar a opção 'Puxar novamente do mapeamento'.  

Cargo a ser exibido no documento: Neste campo você poderá definir quais cargos deseja que seja exibido no laudo.

Riscos a serem exibidos nos documentos:  Neste campo você poderá marcar quais riscos deseja que sejam exibidos no laudo.

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes Relacionadas

O texto do laudo já vem pronto? Disponibilizamos um texto básico, caso seja necessário realizar modificações o usuário pode realizar a qualquer momento mudanças por conta própria.

Posso alterar o texto do laudo? Sim, é possível realizar a alteração das partes editáveis do Documento.

O autor não aparece, o que devo fazer? Selecionar o autor na listagem, caso não possua, clicar em ADICIONAR e efetuar o cadastro utilizando o documento de Classe daquele AUTOR.

Devo salvar o laudo em rascunho ou definitivo? Deve-se salvar em modo rascunho para poder ser realizado conferências e possíveis verificações após a geração do mesmo. Em caso do documento todo revisado pode ser salvo o Laudo em Modo Definitivo.

O que é link público? É a disponibilização de um link para envio ao seu cliente, para que ele possa analisar e revisar o documento em processo. Para envio basta copiar o link gerado ao realizar a opção de "VER DOC".

Como vincular o cronograma no laudo? Ao realizar o passo de Emissão de Cronograma, colocar o mesmo em modo definitivo para que ao buscar no campo o mesmo ANEXAR CRONOGRAMA: (O CRONOGRAMA NÃO PODE ESTAR EM RASCUNHO) 

O laudo oferece paginação e índice automático? Não. 

Para que serve as opções avançadas? Para personalização do documento. Nesta tela você pode definir o que deseja que seja exibido no laudo ou não.

Como emitir o laudo com ausência de fator de risco? Na emissão do laudo, clique em opções avançadas, desmarque todos os riscos e salve.

Alterei o mapeamento e o laudo não foi atualizado, o que devo fazer? Deve se realizar a atualização do mapeamento nas Opções Avançadas. Mapeamento > Opções avançadas > Puxar novamente do MAPEAMENTO.

Mesmo atualizando o mapeamento tem riscos que ainda não são exibidos. Como proceder? Observe nas opções avançadas > no campo de "riscos a serem exibidos no documento" se está marcado o risco para ser exibido no laudo. Para acessar essa tela você pode clicar no lápis para editar o laudo, descer com o mouse para baixo > clicar em opções avançadas

O que é IQCT e como é realizado o cálculo no laudo PGR? Indicador de Qualidade das Condições de Trabalho para PGR e PGRTR - IQCT. Para cada atividade existe um indicador de qualidade, chamado de IQCT - Indicador da Qualidade das Condições de Trabalho. O IQCT varia de 25 (todos riscos altos) a 100 (todos os riscos baixos). Contudo, apesar dos 5 (cinco) níveis de risco existentes, considera-se apenas três níveis de Risco: Tolerável (B), Moderado(M) e Substancial (A). Exclui-se deste cálculo riscos Triviais e riscos Intoleráveis que exijam atuação imediata. O cálculo é feito através da seguinte fórmula: IQCT = 4nB + 3nM + nA x100

Posso desabilitar o IQCT? Sim, nas Opções Avançadas > Campos Adicionais da Matriz de Risco > Alterar para Esconder.

Como salvar o laudo em PDF? Ao clicar em "VER DOC" clicar com o Botão Direito > Imprimir > Se atentar em Destino Salvar como PDF.

Ao gerar o PDF/imprimir é exibido cabeçalho com a data do dia e a informação sobre o Sistema ESO. Como ocultar? Na tela para impressão do Chrome > Opção direita > Mais definições > Desmarque a opção Cabeçalhos e Rodapés.

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