Pré-requisitos
Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído os tópicos:
- Cadastro de empresa; (CNPJ, CNO, CAEPF);
- Cadastro de Ambientes
- Cadastro de Cargos
- Vinculo de Riscos aos Cargos
- Vinculo de Exames aos Cargos
- Elaboração do Plano de Ação
🎦 Passo a passo em vídeo:
📸 Passo a passo com imagens:
1º ) Menu lateral > Empresa
2) Gerenciar
3) Laudos > Escolha o laudo desejado
Funções:
- Visualizar o laudo
- Tornar o link publico
- Editar o laudo
- Excluir o laudo
4º) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)
Título deste documento(*): Informar um título que identifique o laudo. Ex: PGR 2022 / PCMSO 2022 etc.
Modo(*): Rascunho (editável) ou definitivo (não é possível edição).
Link público:
- Não, apenas para usuários logados: Somente é possível o acesso possuindo login no ESO.
- Sim, para qualquer um com link: Ao enviar o link para o seu cliente ele poderá acessar o documento de qualquer lugar independente se estiver logado ou não.
Autor(*): Informar responsável técnico pelo laudo (Técnico, engenheiro, médico etc).
Coordenador: Caso exista mais de um responsável técnico poderá ser informado neste campo ou se for PCMSO informar o médico responsável/coordenador.
Data do documento(*): Informar a data do documento.
Início do documento(*): Informar a data do início da vigência do laudo.
Data sugerida para renovação: Informar a data limite para revisão do laudo.
Anexar o cronograma: Anexe o cronograma criado no passo anterior. Caso não tenha sido criado clique aqui para passo a passo.
Descrição / Observações: Campo de texto livre para descrições e observações internas. Caso informado alguma descrição, ela não será exibida nos laudos.
Faturamento(*): Informar se o laudo será faturado ou não.
Início do Documento: Início do documento é exibido toda a parte textual antes do inventário de riscos. Todo o texto neste campo, é passível de edição.
Fim do Documento: É exibido a parte final de texto após o inventário dos riscos. Todo o texto neste campo, é passível de edição.
Opções Avançadas:
Modelo de Capa / Cabeçalho: Mantenha a opção automática, pois dessa forma irá puxar automaticamente o cabeçalho e capa configurados pelo ESO.
Mostrar nº de funcionários: Defina sim ou não para exibir o número de funcionários automaticamente. Lembrando que os funcionários precisam estar vinculados no cargo para exibir o número.
Mostrar insalubridade: Neste campo é possível definir se a insalubridade será exibida ou não no laudo.
Mostrar periculosidade: Neste campo é possível definir se a periculosidade será exibida ou não no laudo.
Mostrar aposentadoria especial: Neste campo é possível definir se a aposentadoria especial será exibida ou não no laudo.
Mostrar GFIP: Neste campo é possível definir se a GFIP será exibida ou não no laudo.
Mostrar tabela de EPC/EPI: Neste campo é possível definir se a tabela de EPC/EPI será exibida ou não no laudo.
Mostrar questionário de EPC/EPI: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo.
Mostrar tabela de exames: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo.
Mostrar recomendações gerais: Neste campo é possível definir se o questionário de EPC/EPI será exibido ou não no laudo.
Mostrar metologia ergonômica: Neste campo é possível definir se a metodologia ergonômica será exibida ou não no laudo.
Mostrar observações gerais: Neste campo é possível definir se as observações serão exibidas ou não no laudo.
Ordenação de riscos: Por Categoria de Risco: Irá organizar por categoria de risco - Por Ordem alfabética do Risco: Organiza por ordem alfabética do risco.
Campos adicionais da matriz de risco: Você poderá definir se deseja exibir a matriz de risco ou não.
Impressão de cargos: Impressão contínua: Nesta opção o sistema organiza os cargos sequencialmente, sem quebra de páginas. Ao exibir um cargo por completo, o sistema inclui o próximo cargo na mesma página de impressão.
Nova folha para cada cargo: Nesta opção, o sistema separa os cargos por página. Ao exibir um cargo por completo, o cargo seguinte é criado na próxima página de impressão.
Mapeamento: Nesta opção é possível definir se deseja atualizar o documento com novas informações inseridas no PGR, basta selecionar a opção 'Puxar novamente do mapeamento'.
Cargo a ser exibido no documento: Neste campo você poderá definir quais cargos deseja que seja exibido no laudo.
Riscos a serem exibidos nos documentos: Neste campo você poderá marcar quais riscos deseja que sejam exibidos no laudo.
FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes Relacionadas
O texto do laudo já vem pronto? Disponibilizamos um texto básico, caso seja necessário realizar modificações o usuário pode realizar a qualquer momento mudanças por conta própria.
Posso alterar o texto do laudo? Sim, é possível realizar a alteração das partes editáveis do Documento.
O autor não aparece, o que devo fazer? Selecionar o autor na listagem, caso não possua, clicar em ADICIONAR e efetuar o cadastro utilizando o documento de Classe daquele AUTOR.
Devo salvar o laudo em rascunho ou definitivo? Deve-se salvar em modo rascunho para poder ser realizado conferências e possíveis verificações após a geração do mesmo. Em caso do documento todo revisado pode ser salvo o Laudo em Modo Definitivo.
O que é link público? É a disponibilização de um link para envio ao seu cliente, para que ele possa analisar e revisar o documento em processo. Para envio basta copiar o link gerado ao realizar a opção de "VER DOC".
Como vincular o cronograma no laudo? Ao realizar o passo de Emissão de Cronograma, colocar o mesmo em modo definitivo para que ao buscar no campo o mesmo ANEXAR CRONOGRAMA: (O CRONOGRAMA NÃO PODE ESTAR EM RASCUNHO)
O laudo oferece paginação e índice automático? Não.
Para que serve as opções avançadas? Para personalização do documento. Nesta tela você pode definir o que deseja que seja exibido no laudo ou não.
Como emitir o laudo com ausência de fator de risco? Na emissão do laudo, clique em opções avançadas, desmarque todos os riscos e salve.
Alterei o mapeamento e o laudo não foi atualizado, o que devo fazer? Deve se realizar a atualização do mapeamento nas Opções Avançadas. Mapeamento > Opções avançadas > Puxar novamente do MAPEAMENTO.
Mesmo atualizando o mapeamento tem riscos que ainda não são exibidos. Como proceder? Observe nas opções avançadas > no campo de "riscos a serem exibidos no documento" se está marcado o risco para ser exibido no laudo. Para acessar essa tela você pode clicar no lápis para editar o laudo, descer com o mouse para baixo > clicar em opções avançadas
O que é IQCT e como é realizado o cálculo no laudo PGR? Indicador de Qualidade das Condições de Trabalho para PGR e PGRTR - IQCT. Para cada atividade existe um indicador de qualidade, chamado de IQCT - Indicador da Qualidade das Condições de Trabalho. O IQCT varia de 25 (todos riscos altos) a 100 (todos os riscos baixos). Contudo, apesar dos 5 (cinco) níveis de risco existentes, considera-se apenas três níveis de Risco: Tolerável (B), Moderado(M) e Substancial (A). Exclui-se deste cálculo riscos Triviais e riscos Intoleráveis que exijam atuação imediata. O cálculo é feito através da seguinte fórmula: IQCT = 4nB + 3nM + nA x100
Posso desabilitar o IQCT? Sim, nas Opções Avançadas > Campos Adicionais da Matriz de Risco > Alterar para Esconder.
Como salvar o laudo em PDF? Ao clicar em "VER DOC" clicar com o Botão Direito > Imprimir > Se atentar em Destino Salvar como PDF.
Ao gerar o PDF/imprimir é exibido cabeçalho com a data do dia e a informação sobre o Sistema ESO. Como ocultar? Na tela para impressão do Chrome > Opção direita > Mais definições > Desmarque a opção Cabeçalhos e Rodapés.