Vincular Riscos ao Cargo

8 min. de leituraúltima atualização: 06.21.2024

Pré-requistos

Para seguir com o tutorial, é necessário ter concluído os tópicos: 

🎦 Passo a passo em vídeo:

📸 Passo a passo com imagens:

1) Menu lateral > Empresa

undefined

 

2) Gerenciar

undefined

 

3) Mapeamento > Cargos

undefined

 

4) Clique sobre o cargo > + Adicionar riscos

undefined

 

Funções:

undefined

  1. Adicionar novo risco ao cargo
  2. Excluir riscos em massa do cargo
  3. Importar riscos de outro cargo

undefined

  1. Atalhos de sugestões para avaliação dos riscos para montagem da matriz de risco que irá compor o PGR.

5) Preencha os campos obrigatórios (*) e (Opcionais)

Cargo (*): Ao clicar para adicionar risco ao cargo, o sistema puxa automaticamente o cargo onde o risco será adicionado, porém ele possibilita você alterar este cargo ou adicionar mais cargos onde o mesmo risco será replicado para todos selecionados.

Tipo de exposição: O sistema irá puxar esta informação automaticamente do cadastro de riscos, porém é possível a alteração no momento do vínculo do risco ao cargo.   

  • Contínuo/Permanente: Exposição que não tem intervalos, interrupções ou lacunas;
  • Intermitente: em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.
  • Eventual/Ocasional: que é fortuito, podendo ou não ocorrer ou realizar-se; casual, que ocorre algumas vezes, em certas ocasiões (ocasional);
  • Habitual: Que se transformou em hábito; usual, costumeiro, rotineiro;

Risco (*): Campo obrigatório no sistema. Neste campo deve ser vinculado o risco para preenchimento das demais informações. É necessário que o risco esteja pré-cadastrado no sistema para realizar o vínculo dele ao cargo.  

Enviar p/ eSocial: O sistema irá puxar esta informação automaticamente do cadastro de riscos, porém é possível a alteração no momento do vínculo do risco ao cargo. Somente os riscos contidos na tabela 24 devem ser enviados ao eSocial. Riscos não codificados pelo eSocial não possuem código, sendo assim, não há possibilidade de transmití-los para o eSocial.

Descrição do agente nocivo: Este campo é opcional (exceto para códificação abaixo), e se informado alguma descrição será enviado para o eSocial. Neste campo, voce poderá informar uma descrição complementar para o risco. Exemplo Risco: 01.17.001 Petróleo, xisto betuminoso, gás natural e seus derivados - Descrição complementar do agente: Gasolina, Óleo, Solventes.

Descrição do agente nocivo obrigatória para codificações: 01.01.001, 01.02.001, 01.03.001, 01.04.001, 01.05.001, 01.06.001, 01.07.001, 01.08.001, 01.09.001, 01.10.001, 01.12.001, 01.13.001, 01.14.001, 01.15.001, 01.16.001, 01.17.001, 01.18.001, 05.01.001].  

Perigos/Fontes Geradoras/Circunstâncias (*): Neste campo deve ser informado quais os perigos e as circunstâncias deste risco. Para mais informações sobre a diferença entre risco e perigo acesse o link abaixo: PERIGO E RISCO NO TRABALHO: QUAL A DIFERENÇA?

Possíveis danos a saúde: O sistema irá puxar esta informação automaticamente do cadastro de riscos, porém é possível a alteração no momento do vínculo do risco ao cargo. Deve ser preenchido os possíveis danos a saúde do trabalhador referente ao risco vinculado ao cargo.

Os campos a seguir (Probabilidade, severidade e estimativa) são responsáveis pela montagem da Matriz de Risco do PGR. Caso tenha dúvidas em como preencher no sistema, acesse o material onde mostra como preencher a matriz de risco (Clicando aqui).

Probabilidade: Informação necessária para compor a matriz de risco do PGR. O sistema exibe algumas sugestões para auxiliar na escolha do nível de probabilidade, ficando sob responsabilidade do profissional habilitado a correta gradação.

Severidade: Informação necessária para compor a matriz de risco do PGR. O sistema exibe algumas sugestões para auxiliar na escolha do nível de probabilidade, ficando sob responsabilidade do profissional habilitado a correta gradação.

Estimativa: Informação necessária para compor a matriz de risco do PGR. O sistema exibe algumas sugestões para auxiliar na escolha do nível de estimativa, ficando sob responsabilidade do profissional habilitado a correta gradação. 

Resultado: Campo calculado de forma automática de acordo com as informações preenchidas nos campos: Probabilidade, Severidade e Estimativa. Com este resultado o sistema automaticamente conclui a Matriz de Risco e exibe no corpo do documento do PGR. A Matriz de Risco 5x5 do ESO foi baseada nas estimativas de gradações de Severidade e Probabilidade da AIHA (Recomendadas pela Fundacentro).

Observações: Campo opcional para observações em geral. Se preenchido é exibido no corpo dos documentos/laudos.

Medidas administrativas ou de organização do trabalho: As medidas de organização do trabalho como o próprio nome já diz, são medidas que visam proporcionar um ambiente de qualidade e bem estar para os trabalhadores. São consideradas medidas organizacionais: A formação dos profissionais. Rotatividade dos postos de trabalho. 

Tipo de medição: Preencher o campo como qualitativo ou quantitativo. Dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetos gerais da pesquisa. Trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, utilizando-se de equipamentos específicos de medição para a quantificação dos agentes ambientais presentes naquele ambiente de trabalho, um exemplo, seria a medição de um risco de ruído. Dados qualitativos podem ser encontrados de acordo com a avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, observando as características específicas do ambiente laboral, como os agentes ambientais presentes, as atividades exercidas e as funções existentes naquele local. Para dados qualitativos, serve como exemplo, a identificação de um risco ergonômico.

Unidade: Unidade de medida referente ao risco vinculado ao cargo do tipo 'Quantitativo'. A tabela de unidade de medida inserida no sistema é disponibilizada pelo próprio eSocial.

Valor encontrado (*): Campo obrigatório devido layout do eSocial. Valor encontrado referente ao levantamento realizado e a medição do risco, caso ele for 'Quantitativo'.

Limite de tolerância (*): Campo obrigatório devido layout do eSocial. Deve utilizar o limite de tolerância estabelecido.

Técnica de medição (*): Campo obrigatório devido layout do eSocial. Os instrumentos de medição são dispositivos usados para designar com precisão diversos tipos de medida, como energia, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão, ângulo e diversas outras grandezas.  

Gera insalubridade: Campo opcional no sistema. Esta informação não é enviada ao eSocial por parte de SST. No momento da criação dos laudos/documentos é possível exibir ou ocultar esta informação.

Gera periculosidade: Campo opcional no sistema. Esta informação não é enviada ao eSocial por parte de SST. No momento da criação dos laudos/documentos é possível exibir ou ocultar esta informação. 

Aposentadoria especial: Campo opcional no sistema. Esta informação não é enviada ao eSocial por parte de SST. No momento da criação dos laudos/documentos é possível exibir ou ocultar esta informação. 

Inserir risco no ASO: Neste campo é possível informar como 'SIM' caso desejar que este risco seja exibido automaticamente no ASO ou 'NÃO' caso desejar que o risco não seja exibido automaticamente no ASO.

 
  • Não se aplica - Caso não exista EPC atenuado ao risco
  • Não implementa - Caso você recomende o EPC mas a empresa não utiliza
  • Implementa - Informe os EPCs utilizados
 
  • Não se aplica - Caso não exista EPI atenuado ao risco
  • Não implementa - Caso você recomende o EPI mas a empresa não utiliza
  • Implementa - Informe os EPIs utilizados

Os EPIS são eficazes: Informar se o EPI é eficaz: Sim ou não.   

EPIS: Foi observado as medidas de proteção: Informar se foi observado as medidas de proteção: Sim ou não. 

EPIS: Foi observado as condições de funcionamento: Informar se foi observado as condições de funcionamento: Sim ou não.  

EPIS: Foi observado os prazos de validade: Informar se foi observado os prazoz de validade: Sim ou não.  

EPIS: Foi observado as periodicidades de troca: Informar se foi observado as periodicidades de troca: Sim ou não.  

EPIS: Foi observado as higienizações: Informar se foi observado as higienizações: Sim ou não.  

EPIS: Foi observado o uso ininterrupto: Informar se foi observado o uso ininterrupto: Sim ou não.    

EPIS para este risco: Campo obrigatório no sistema. Necessário pesquisar o EPI pré-cadastrado no sistema para fazer vinculo ao risco. 

6) Facilitadores - Importar riscos

undefined

É possível importar riscos de um cargo para o outro (Acesse)

7) Facilitadores - Excluir riscos

undefined

É possível excluir riscos vinculados ao cargo em massa.

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes Relacionadas ao vinculo de riscos ao cargo

Quais campos são obrigatórios? Os campos com o valor (Asterisco) a frente e de cor roxa.

Quais dados vão para o evento 2240? Os campos de cor roxa.

Qual é a matriz de risco utilizada no sistema? Matriz de Risco 5x5 baseado na metodologia AIHA.

Posso utilizar outra matriz? Não.

Onde lanço os valores de medição do risco? Ao selecionar o Tipo de Medição > Quantitativo, os campos necessários para informar a Unidade, o Valor Encontrado, Limite de Tolerância e Técnica de Medição irão aparecer para preenchimento, ATENÇÂO: Campos na cor roxa, vão ser enviados ao eSocial.

Informativo comportamental do ESO: Caso o cargo só possua riscos desabilitados para o envio para o eSocial, o sistema irá automaticamente gerar o XML como AUSÊNCIA DE FATOR DE RISCO (09.01.001).

Como lançar ausência de fator de risco? A ausência de fator de risco funciona de forma automática. Caso o cargo não possua nenhum risco basta não adicionar nenhum risco ao cargo que automaticamente o sistema irá assumir a condição de ausência tanto para os laudos e também para o eSocial. Outro ponto, caso existam riscos que não serão enviados ao eSocial dentro do cargo na hora de gerar o XML do S-2240 o sistema também assume a condição de ausência. 

Todos os riscos devem estar com o campo eSocial habilitado para "SIM"? Somente riscos com códigos existentes na tabela 24 do eSocial.

É possível vincular o mesmo risco para mais de um cargo ao mesmo tempo? Sim. Basta selecionar mais de um cargo no campo 'Cargo' caso deseje vincular o mesmo risco para mais de um cargo.

Este artigo foi útil?